ÁREA DO ALUNO:

Home > Artigos > Administração e Negócios > Crédito e Cobrança – como garantir o recebimento

Crédito e Cobrança – como garantir o recebimento

Crédito e Cobrança

O processo de crédito e cobrança tem sido uma das grandes preocupações das empresas. Com uma taxa considerável de inadimplência, elas têm dado mais atenção a como financiar os produtos e garantir o recebimento.

No entanto, quando não há o pagamento do produto vendido, existem muitas formas de cobrança, desde as mais amigáveis até as mais rígidas, onde se recorrem aos processos jurídicos. As empresas preferem tentar modos amigáveis antes de tomar medidas drásticas para receber o que lhe é devido. Uma das maneiras de cobrança são as cartas de cobrança que podem ser classificadas em três formas.

O primeiro tipo é a carta de cobrança branca, onde se deixa aberto ao devedor a possibilidade de negociação sem recorrer aos poderes jurídicos. Outro tipo é a carta incisiva, onde o credor informa que tomará as medidas cabíveis caso não haja o pagamento. Por último, temos a carta de campanha, em que a empresa propõe pacotes de desconto e liquidação da dívida.

Mas não adianta fazer um bom programa de cobranças. O ideal é reduzir ao máximo esse tipo de problema no empreendimento. Uma das maneiras de otimizar esse processo é implantar programas de avaliação de desempenho nessa área. Nesse processo, é imprescindível a participação dos colaboradores nas decisões em prol do aperfeiçoamento dos processos de crédito e cobrança, divulgando sempre os resultados, para que os trabalhadores possam ter ideia da sua evolução e de onde precisam melhorar. Motivar os colaboradores mais envolvidos com premiações ajuda a promover o setor e traz fortalecimento para a empresa.

Ao elaborar e implantar avaliações de desempenho, ficarão claros os pontos fortes e fracos da empresa. Os últimos, muitas vezes, poderão ser corrigidos com treinamento dos colaboradores, com cursos elaborados na área de crédito e cobrança. Essas avaliações evidenciam as particularidades de cada colaborador e atende ao objetivo da empresa por um melhor desempenho na área, valorizando as pessoas que realmente querem crescer profissionalmente, aumentando o rendimento e a produtividade.

Conheça!
Curso Online

Cadastro, Crédito e Cobrança

por Apenas 10x de R$5,49

(valor total de R$54,90)

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL
Você escolheu o curso “”.
Se o título estiver correto clique em “Confirmar”. Para escolher outro curso clique em “Voltar”.
     
Os cursos disponíveis para este período já foram selecionados.
Digite abaixo o nome que constará no seu Certificado
UOL Hexacampeão do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente
Consulta de ofertas e reajustes      |    © 1996-2013 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.