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O que é ser um assistente administrativo

O que é ser um assistente administrativo

Sabe-se que quem trabalha na área administrativa lida com pessoas e muitos documentos. Mas o que realmente faz um assistente administrativo? O assistente administrativo é um profissional que trabalha colaborando para a organização na área de administração da empresa. Ou seja, é ele quem auxilia no controle de gestão financeira, coordenando as atividades logísticas e administrativas. É também frequentemente requisitado para ajudar o administrador em suas atividades rotineiras.

Controlar o fluxo de entrada e saída de correspondência, receber e arquivar documentos, cuidar das contas a pagar, manter a agenda atualizada, solucionar pendências, manipular fotocopiadoras, usar os principais programas de computador, além de atender chamadas telefônicas, responder e-mails e atender ao público são algumas das principais funções de um assistente administrativo.

Seja em empresas públicas ou privadas, o trabalho, apesar de possuir certa autonomia, é geralmente supervisionado por um profissional da área.

Algumas características são importantes para quem quer trabalhar no setor. Por exemplo, saber trabalhar sobre pressão, ter atenção a detalhes, ter uma boa comunicação, ser determinado, saber administrar bem o tempo, ter dinamismo, metodologia, ter senso de organização e foco.

Saber inglês é um diferencial, já que a profissão não exige uma formação específica, por ser uma atividade de assistência e apoio. No entanto, em geral, as empresas dão preferência a profissionais que estejam cursando nível superior, que tenham diploma na área ou que tenham cursos de qualificação.

Recursos Humanos

O assistente administrativo poderá também realizar tarefas envolvidas na organização e controle de RH (Recursos Humanos). Para atuar especificamente nesta área, é preciso conhecer como funcionam as normas e políticas da empresa, além de questões que envolvem diretamente os direitos e deveres dos trabalhadores. O profissional que auxilia o setor de RH colabora com o psicólogo, auxiliando-o na implantação de diretrizes e no desenvolvimento de programas de administração de salários e benefícios. Também atua na parte logística e burocrática de treinamentos, avaliações de desenvolvimento, planos de carreiras e sucessões, entre outras funções.

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